13 novembro 2013

 
 

Começa hoje em nosso município a aplicação das Avaliações Externas ANA e PROVA BRASIL. Serão avaliados todos os alunos do 3º Ano, os alunos do 5º Ano de todas as escolas localizadas nas áreas urbanas e rurais com mais de 20 alunos e os alunos do 9º Ano das escolas EEF. Antonio Paes de Andrade e Pedro Fernandes de Alcântara. Hoje e amanhã serão avaliados os alunos das Escolas Maria Carmosina P. Rodrigues, Pedro Fernandes de Alcântara, Francisco Matias de Sousa e Santa Bárbara. Nos dias 18 e 19 serão os alunos das escolas Antonio Paes de Andrade, Antão Pereira e Silva, Duque de Caxias, Cosmo Alves Pereira, Joaquim Ferreira dos Santos, Evaldo Gonçalves de Pinho e Francisco Castelo de Castro. Os resultados da Prova Brasil são a base para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de cada município e escola. Durante todo o ano, os professores das escolas municipais desenvolveram diversas atividades com o objetivo de preparar os alunos para a realização das referidas avaliações como a aplicação de simulados, provas padronizadas e reforços nas disciplinas de Português e Matemática. Nosso objetivo é elevar o IDEB de todas as escolas da rede municipal, o que significa melhorar ainda mais a qualidade do ensino e o nível de aprendizagem dos nossos alunos.
Entenda melhor essas avaliações:

·        A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013.

·        Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil") trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário