Nos dias 30 e 31 de março aconteceu na SME e EEF. Antonio Paes de Andrade o Encontro Pedagógico do 6º ao 9º Ano e as Formações de Educação Infantil, Língua Portuguesa e Matemática do 3º ao 5º Ano. Os trabalhos iniciaram-se às 8 horas com a palavra da Secretária de Educação Maria Socorro de Menezes e da Coordenadora Pedagógica Eliane Mora. Em seguida foi entregue aos Professores do 5.º e 9.º Ano e Coordenadores Pedagógicos uma cópia impressa dos resultados extraoficiais do SPAECE 2011, os quais foram muito bons no município, o que reflete o trabalho contínuo e dedicado de nossos professores. Dando continuidade ao Encontro cada supervisor responsável pelas Formações voltou a agenda programada.
EDUCAÇÃO INFANTIL: DIA 30/03
A brincadeira como Eixo norteador das Práticas Pedagógicas que Compõe a Proposta Curricular para Educação Infantil e as Orientações Curriculares.
Neste dia participaram da Formação 57 professores e a Gerente do PAIC Gisélia Oliveira. Como Palestrante a Psicóloga do CREAS Diliane Fernandes falou sobre a importância das Brincadeiras na Ed. Infantil.
31/03 – Repasse da I Formação do Projeto “ Brincar é Sério”.
A formação do Brincar é Sério foi aplicada pelas professoras Camila Porfírio e Daniele Rodrigues. Acompanhando os trabalhos das formadoras estavam as Técnicas Michele Costa e Francilúcia Nery, além da Supervisora da CREDE Adriana.
FORMAÇÕES DE 3º AO 5º ANOS
LINGUA PORTUGUESA
Pela manhã foram trabalhados os temas: Ambiente Alfabetizador e Estudo da Psicogênese da Língua Escrita e a tarde Estudo do Material PAIC + e Elaboração da Rotina do 3º, 4º e 5º Anos.
MATEMÁTICA
Dia 30 – Formação de Matemática do 3º Ano – Proposta Curricular de Matemática e Elaboração da Rotina
Dia 31 - Formação de Matemática do 4º e 5º Ano – Proposta Curricular de Matemática e Elaboração da Rotina
LINGUANGENS E CÓDIGOS
Prática Pedagógica e Avaliação ( Dimensão 2 – Indicadores da Qualidade na Educação), SPAECE – (Matriz de Referência) e Olimpíada de Língua Portuguesa.
CIÊNCIAS HUMANAS
Pauta: Acolhida (texto A casa queimada); dinâmica; vídeo: pedagogia da autonomia; trabalhar o conteúdo do livro didático; abordar: controle de sala (indisciplina), domínio de conteúdo, compromisso com a educação e aprendizagem, acompanhamento pedagógico (coordenador), apoio e ajuda da gestão escolar (material didático); cronograma da cultura Afro-Brasileira e Indígena baseada na Lei 10.639/03. Realizou oficina e elaborou atividade para ser trabalhada em sala com o filme: Negro Chico e o vídeo: Pluralidade Cultural Índios no Brasil- Quem são eles? Participou da atividade o Grupo de Trabalho responsável pelas ações e planos voltados à Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Falou sobre como trabalhar Religião (filmes, textos, vídeos).
CIÊNCIAS DA NATUREZA
SPAECE – (Matriz de Referência) e Indisciplina no Âmbito Escolar
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