Neste dia 08 de junho, nas dependências da EEF. Maria
Carmosina Pinheiro Rodrigues aconteceu a III Formação do PNAIC 1º ao 3º Ano e
PAIC + 5 4º e 5º Ano - Língua Portuguesa
e Matemática.
PNAIC
1º
ao 3º Ano
AGENDA
· Acolhida: Vídeo – “ Com as mãos eu faço...”
· Iniciando a Conversa
· Aprofundando o Tema: Estudo de Grupo.
· Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética pelas as
crianças: Que caminhos percorrer? Como podemos auxiliá-las em suas trajetórias
de aprendizagem?
· A consolidação da correspondência letra-som e o ensino
da ortografia: O que devemos propor aos alunos no final do ciclo de
alfabetização?
· Relatos:
ü Possibilidade de Reflexão sobre o SEA a partir de
Trava-Língua.
ü Jogo “Quem escreve sou eu”
ü Sequência de Atividades a partir de uma obra complementar.
ü Sequencia de Atividades para o ensino das
regularidades ortográficas de uso do R e RR.
· Socialização dos grupos.
· Apresentação em slides dos conteúdos, proporcionando
debate para melhor entendimento dos assuntos em estudo.
· Planejamento do Ensino: Alfabetização e
ensino/aprendizagem;
· Objetivos e Estratégias;
· Princípios didáticos e modos organização do trabalho
pedagógico; (do Componente Curricular – Língua Portuguesa).
· As Rotinas da Escola e da sala de aula.
· Vídeo – O Retorno do Patinho Feio (Marcelo Coelho).
· Leitura do Texto: Cartas Perto do Coração (Clarice
Lispector).
· Atividade Individual – Escrever uma carta a um colega
falando sobre a III
Formação PNAIC e como está se sentindo diante de tudo.
· Slides
– Gêneros Textuais definição e funcionalidade – Luiz Antonio Marcuschi.
· O
que é Gênero Textual?
· Os
Gêneros textuais como prática sócio históricas.
· Compartilhando:
Direitos
de Aprendizagem em História no Ciclo de Alfabetização ( Ano 1, Ano 2, Ano 3).
·
Leitura Compartilhada;
·
Análise das Tabelas
·
Materiais Didáticos no ciclo de
alfabetização (Ano 1, Ano 2, Ano 3)
·
Aprendendo Mais: - Fazer o diagnóstico
dos alunos nas fichas de Acompanhamento da Aprendizagem, de acordo com a
solicitação de cada instrumento recebido na I formação.
·
Obs: Trazer para apresentar na IV Formação
prevista para o final do mês.
·
Avaliação
4º e 5º ANO – LÍNGUA PORTUGUESA
AGENDA
·
Acolhida: Vídeo:
O Pescador o Anel e o Rei;
·
Divisão de grupo
com palitoches - Personagens de história infantil;
·
Estudo do Texto:
Você seguro em classe;
·
Apresentação
dos trabalhos desenvolvidos nos grupos;
·
Debate
a respeito do texto estudado;
·
Estudo
do Texto: Fluência na Leitura – Propostas de atividades didáticas para
trabalhar com fluência na leitura – Leitura Compartilhada;
·
Entrega
e orientações sobre o material (Como ter tempo para corrigir 150 textos, Usando
a Leitura Verbal e Aprendendo Verbos (Ações), Trocando ideias de Professor para
Professor, oficina de Ortografia e Produção Textual);
·
Almoço
·
Estudo e entrega dos resultados das Provinhas
PAIC+ 5 – Língua Portuguesa 4º e 5º Ano;
·
Avaliação do
Encontro;
4º e 5º ANO – MATEMÁTICA
AGENDA
·
Acolhida inicial – A folha amassada;
·
Relato sobre o trabalho realizado com a rotina de
matemática do mês de maio (troca de experiências, conquistas e desafios);
Avaliação dos resultados dos
simulados do mês de ABRIL elaborados pela SME quanto aos blocos Espaço e Forma,
Números e Operações, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação;
• Estudo dos resultados da provinha PAIC + 5- 4º/5º anos- 2013 e
análise das habilidades e questões exploradas nas provas;
• Escolha das habilidades para elaborar a rotina do mês de junho.
• Avaliação da aprendizagem –Cipriano Luckesi-vídeo;Debate.
• Ambiente Alfabetizador: (texto: Entrevista com Ana Teberosky;
Organização da sala de aula- vídeo; Debate.
• Oficinas:
Trabalhando a multiplicação
envolvendo o ábaco;
*Técnicas para multiplicar
usando os fatos fundamentais;
Avaliação da formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário